Avançar para o conteúdo principal

Pain perdu com maçã caramelizada

Boa noite pessoas :)
Hoje trago-vos uma receita inspirada num programa do Gordan Ramsay. Hoje estava a ver o programa na TVI ficção e fiquei com muita vontade de experimentar a receita, por isso tive de ir para a cozinha e pôr mãos à obra. São uma espécie de rabanadas mas sem aquela gordura típica que costumam ficar por causa do óleo.
A maçã dá um toque doce e caramelizada ao pain perdu, acho que a receita é óptima para um pequeno almoço ou um lanche acompanhado de um chá de frutos vermelhos ou limão. E o principal é que são óptimas para aproveitar pão duro.



Coisinhas necessárias:

♥ Metade de uma baguete ;
♥ 3 ovos;
♥ 6 colheres de sopa de leite;
♥ 3 maçãs;
♥ Açúcar q.b;
♥ 3 colheres de sopa de água;
♥ 1 fio de óleo;
♥ Manteiga;
♥ Açúcar baunilha;

Começar por preparar o pain perdu: num prato fundo juntar os ovos, as colheres de açúcar e o açúcar e mexer. Cortar a baguete em fatias nem muito grossas nem muito finas e passa-las na mistura de ovos. Numa frigideira colocar 1 fio de azeite e uma noz de manteiga e fritar as fatias até que fiquem bem douradas.
Entretanto lavar as maças e cortá-las aos cubos deixando a casca. Numa panela levar açúcar a derreter para formar um caramelo, juntar as maçãs e envolver no caramelo com uma noz de manteiga. Juntar um pouco de água e deixar caramelizar cerca de 8 minutos.
Quando o pain perdu estiver pronto, polvilha-lo com um pouco de açúcar baunilha e colocar a maçã por cima.
Servir de imediato.

Dicas:
♥ A minha maçã não ficou muito caramelizada pois não a deixei caramelizar bem.
♥ Esta não é a receita original do Gordon Ramsay apenas me inspirei na dele.
♥ Rendeu cerca de 9 fatias.

Bon Apetit ☼

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolo de claras, aveia e maçã (Saudável)

Eu sei que o nome deste bolo é gigante! Mas teve de ser. Este bolo foi feito porque devido à  ocorrência de muitos pão de ló de Alfeizerão cá por casa, claras é o que não me faltam no congelador. Pus-me a pensar se existiria algum bolo de claras e aveia e não é que existe mesmo? Decidi logo pôr mãos à obra e tirando umas ideias daqui e dali surgiu este bolo com uma textura super húmida, fofa e para comer sem culpa. O que mais querem vocês? Coisinhas necessárias: ♥ 6 claras; ♥ 70g de manteiga; ♥ 85g de açúcar; ♥ 1 iogurte natural; ♥ 120g de farinha de aveia; ♥ 2 maçãs; ♥ 1 colher de fermento; ♥ 1 colher de chá de essência de baunilha; Começar por triturar os flocos de aveia no robô (se tiver farinha de aveia pode saltar esse passo). No robô, juntar a farinha de aveia, a manteiga derretida, o açúcar, o iogurte, o fermento, a essência de baunilha e as maçãs cortadas aos bocados. Triturar até formar uma massa homogénea. Numa taça bater as claras em castelo. Juntar

Suspiros de merengue Suiço

Começo por dizer que adoro suspiros, nem sou de comer muitos doces embora seja algo que adoro fazer, mas estes suspiros, M-E-U D-E-U-S! Uma pessoa come um e quando pisca um olho já se foram uns 10. Uma tentação!  Podem ser usados em decorações de bolos, sobremesas ou simplesmente comidos assim, simples que nem eles. A receita retirei deste blog coloquei apenas uma essência de baunilha mas vocês podem colocar qualquer essência de que gostem. Ingredientes: ♥  150g de claras de ovos; ♥  300g de açúcar; ♥  1 colher de chá de sumo de limão; ♥  1 colher de chá de essência de baunilha; Começar por juntar as claras com o açúcar e em banho maria, sem deixar cozer as claras, ir mexendo até o açúcar ficar completamente dissolvido. Quando não sentir mais nenhum grão de açúcar, levar à batedeira e bater na velocidade máxima, juntar o limão e a essência de baunilha e bater até que o merengue fique frio. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, com a ajuda de um saco pa

Massa de pizza do Jamie Oliver

Na minha busca por uma massa de pizza rápida e estaladiça, surgiu-me esta do Jamie Oliver . Foi realmente uma óptima experiência, a massa fica crocante e deliciosa.  E a receita? Essa é super simples e rápida! Coisinhas necessárias: ♥ 250g de farinha; ♥ 125ml de água morna; ♥ Sal q.b; ♥ 1 fio de azeite; ♥ 1 colher de chá de fermento; Num processador juntar os ingredientes até formar uma massa homogénea. Retirar a massa do processador e amassar até formar uma massa lisa. Acrescentar farinha caso esta cole às mãos. Depois basta esticar bem fininha e levar ao forno com a guarnição que mais goste. Nesta acrescentei molho de tomate, cogumelos frescos, bacon, chouriço, pimento, azeitonas e queijo ralado. Bon Apetit!